terça-feira, 28 de agosto de 2007

Jornadinha Literária

Assessoria de Imprensa - Jornadas Literárias - 28/08/2007
Fotos: Tiago Lermen



Jornadinha Literária reúne cerca de 3000 crianças na sua abertura

Palhaços, dragões, músicas e chuva de prata abriram a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, na fria manhã desta terça-feira, dia 28 de agosto. A temperatura em torno de 3°C não assustou as cerca de três mil crianças que participam das atividades, no Circo da Cultura, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Alguns dos pequenos leitores viajaram dezenas de quilômetros até chegarem ao local das atividades da 12ª Jornada Nacional de Literatura.

A manifestação cultural foi aberta com a apresentação do grupo de teatro paulista XPTO. Na seqüência, a coordenadora geral das Jornadas Literárias, Tânia Rösing, deu as boas-vindas às crianças e apresentou a elas o grito da 4ª Jornadinha “Eu sou leitor brasileiro com muito orgulho no coração”

[...] O primeiro autor a se apresentar às crianças foi o poeta e auto-intitulado brincadeiro, Mário Pirata, que conta histórias e faz brincadeiras no palco. Segundo Pirata, brincadeiro foi um termo criado por ele em homenagem a tradição dos brincantes nordestinos. “Eu trabalho com poesia e brinco com essa arte, mas não sou contador de histórias, sou poeta e resolvi ser um ‘brincadeiro’”, contou ele. Ele falou ainda que o calor da Jornada e da Jornadinha de Literatura de Passo Fundo são ímpares. “Passo Fundo tem o calor humano que nos faz lembrar que a vida pode ser bonita e criativa e também de que a poesia é importante”, comentou Pirata.

[...] Em seguida, Sérgio Capparelli contou um pouco das histórias ocorridas durante o tempo em que morou na China. “Quando eu estava na China, conheci uma outra brasileira que morava lá e nós traduzimos fábulas chinesas para o português, que são diferentes das fábulas que estamos acostumados a ouvir”, comentou ele.

Os jovens leitores se prepararam para este encontro com os autores, trabalhando suas obras nas próprias escolas com orientação das professoras. A aluna da Escola St. Patrick, de Passo fundo, Luiza Volpi, fez leituras das obras de Ziraldo e de Léo Cunha. “Está sendo muito legal. Não conhecia o Mário Pirata, mas gostei das suas histórias”, contou.

Ler matéria completa e ver outras fotos da abertura »
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.