quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Vitrine Express: Pintores

Abaixo, informações de press-release. Leia comentários em Dobras da Leitura 48 (setembro 2007).

Sonho em amarelo
de Luiz Antonio Aguiar (Melhoramentos)

Como seria a convivência de um garoto de onze anos e Van Gogh, um dos maiores gênios da pintura, para quem a arte se tornara questão de vida ou morte? 'Sonhos em amarelo' é uma ficção criada por Luiz Antonio Aguiar, que traz como personagens Vincente Van Gogh - um espírito que era como um labirinto - e Camille Roulin, o garoto que, entre assombros e encantamentos, pinturas e sonhos, esteve sempre próximo do pintor no período em que este produziu seus quadros mais famosos.

Leonardo desde Vinci
de Nilson Moulin e Rubens Matuck (Cortez)

São Leonardo? Ainda não. Desde 1995, dois amigos saíram em busca do “seu” Leonardo. A diferença? Eles partiram de Vinci, no interior da Toscana, antigo território dos etruscos. Afastaram os próprios olhos, óculos e ouvidos das mesmices repetidas um pouco por todo lado. Na Biblioteca Leonardiana, em Vinci, primeira surpresa: muitas centenas de livros e vídeos, milhares de textos em dúzias de línguas diferentes.

Iberê menino
de André Neves e Christina Dias (DCL)

A obra artística do pintor e gravurista Iberê Camargo é carregada de memória, pinceladas no principal universo resgatado pelo artista: o passado, e dentro dele, a infância. Entre seus olhares, André Neves e Christina Dias encontraram ali, vozes do que foi o seu imaginário. Em Iberê-Menino, juntos, a quatro mãos, os dois pesquisaram textos, imagens e histórias para reiventar sua memória lúdica, possibilitando aos leitores outras perspectivas sobra a vida e outras histórias sobre a arte de Iberê Camargo.

Um comentário:

  1. Roedores indicam como um super e muito bem cuidado livro de arte. Imagens e poesia de primeira sobre um dos artistas mais incompreendidos do Brasil.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.