terça-feira, 23 de outubro de 2007

Espanhola ganha prêmio da Fundação SM

PublishNews - 23/10/2007

A escritora espanhola Montserrat del Amo acaba de receber o III Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil. Um júri internacional reunido na semana passada, no Rio de Janeiro, escolheu a autora "pela sua amplíssima e sólida obra de criação literária dirigida ao público infantil e juvenil, iniciada em 1948 e até hoje presente nos catálogos editoriais", conforme a ata da reunião do júri. A autora recebeu a notícia, emocionada, por meio de um telefonema dado pela presidente do júri, Isis Valéria Gomes, representante brasileira do Internacional Board on Books for Young People (IBBY - Brasil).

Além de premiar Montserrat - que vai receber US$ 30 mil - o júri destacou a obra do escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor de mais de 40 livros e com uma trajetória iniciada em 1974, quando publicou O peixe e o pássaro. Bartolomeu foi o outro finalista selecionado entre 16 candidaturas do Chile, Espanha, Honduras, México, Brasil e Porto Rico.

Realizado pela Fundação SM, o Prêmio foi criado no contexto do Ano Iberoamericano da Leitura, em 2005 e é apoiado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), pelo Internacional Board on Books for Young People (IBBY), pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e pela UNESCO.

Montserrat del Amo é doutora em Filosofia e Letras e escritora de literatura infantil e juvenil há 60 anos. Produziu mais de 60 livros para crianças e jovens, muitos deles traduzidos para outras línguas, como português, alemão e inglês. A biblioteca digital Cervantes Virtual criou um portal dedicado à sua obra.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.