O Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio convidam para o II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e para o I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, a serem realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010.
A literatura e as novas tecnologias: leitores plurais ou pós-leitores?
Assim como as relações entre a idade e o nível cognitivo dos leitores, também as conexões entre a literatura e os suportes que a substancializam encontram-se, atualmente, problematizadas pela emergência de novas formas de organização social, que envolvem a questão dos gêneros e das culturas híbridas. Trata-se de um fenômeno que, por sua vez, apresenta-se imbricado às novas tecnologias mediadoras de informação. A partir dessa visão caleidoscópica — própria da contemporaneidade — emerge também uma nova concepção de sujeito, não mais entendido como mero leitor intelectivo e computacional, mas leitor interativo tanto da palavra, como de objetos de leitura tridimensional. É necessário, pois, o debate sobre os modos como os espaços de aprendizado e de difusão da literatura, bem como o próprio objeto literário, têm-se oferecido a esse novo receptor interagente, compreendido na pluralidade de suas capacidades afeto-cognitivas e também presente como um corpo sensório, já que conectado às novas mídias de leitura. Importa, sobretudo, indagar como as políticas e os processos de produção, circulação, mediação e ensino da literatura podem contribuir com a formação desse sujeito, concebido como parte integrante de um corpo maior, o sistema complexo histórico e sociocultural de um mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.