quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Marina Colasanti recebe menção honrosa

Pluricom Informa/Assessoria de Imprensa do Grupo SM, 22/09/2010
Por Heloisa Pereira e Karine Bastida | Pós-edição: Resumo do Cenário


A Fundação SM anunciou ontem (21 de setembro), no México, o resultado do VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. A ganhadora foi a argentina Laura Devetach que receberá 30 mil dólares em reconhecimento por sua trajetória. O júri do Prêmio - formado pela espanhola Gemma Lluch, representante da Fundação SM, a mexicana Aline Pettersson, da OEI, a chilena Carolina Rivas, do Orealc-Unesco, o argentino Carlos Silveyra, do IBBY, e a brasileira Eliana Yunes, do Cerlalc - elegeu a ganhadora por unanimidade, destacando [...] o compromisso social de sua obra, desde a criação poética mais pessoal até a releitura da tradição oral. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

A obra de Marina Colasanti foi reconhecida pela sutileza de sua linguagem, que "através do maravilhoso alcança a alma de leitores de todas as idades". Filha de italianos, viveu sua primeira infância na África, logo se mudou para a Itália e, em 1948, aos 11 anos, chegou ao Brasil, onde mora até hoje. Aqui, estudou Belas Artes e trabalhou como jornalista e tradutora de importantes textos de literatura italiana. Como escritora, publicou mais de 30 livros, entre contos, poesia, prosa e literatura infantil e juvenil.

Estas informações complementam a notícia divulgada ontem, [aqui] no Resumo do Cenário, a partir do ¡Miau! El blog de Cuatrogatos.

Um comentário:

  1. Marina é sem sombra de dúvidas uma das melhores escritoras brasileiras. O que há de melhor na literatura.

    Parabéns e sucesso no blog.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.