domingo, 26 de agosto de 2007

Conferências

Seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura Literária
São Paulo, 22 a 24 de agosto


Conferência 1 - Andar entre Livros: A Leitura Literária na Escola, com Teresa Colomer, diretora da Rede de Pesquisadores em Literatura Infantil das universidades catalãs e professora da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Presidente da mesa: Elizabeth D’Angelo Serra (FNLIJ). Teresa Colomer abordou quatro diferentes dimensões da leitura literária nas escolas. Leia mais » Veja também a notícia sobre o lançamento de seu livro Andar entre livros.

Conferência 2 - Alguns Equívocos sobre Leitura, com a escritora Ana Maria Machado. Presidente da mesa: Alais Ávila, assessora de educação do Instituto C&A. “Em matéria de leitura, o encontro entre leitor e texto é que deve ser respeitado. Um momento íntimo e privilegiado.”, afirmou Ana Maria. “Se as políticas de leitura se preocuparem em garantir um acervo de qualidade, e um tempo e um espaço na escola para que esse encontro possa acontecer, já estarão cumprindo sua missão.” Foto: Instituo C&A. Leia Anotações livres sobre Ana »

Conferência 3 - Ler e Escrever: Os Prazeres da Intimidade com o Livro, com o escritor Xosé Antonio Neira Cruz (Santiago de Compostela, Espanha). Presidente da mesa: Cláudia Santa Rosa, do Instituto de Desenvolvimento da Educação (Natal, RN). Leia entrevista com o autor »

Conferência 4 - Da Leitura da Palavra à Leitura de Mundo, com Silvia Castrillón, diretora da Associação Colombiana de Leitura e Escrita - Asolectura (Bogotá, Colômbia). Presidente da mesa: Marcia Wada, do Centro de Estudos A Cor da Letra (São Paulo).

Conferência 5 – O Tripé Infância-Literatura-Leitura: Marcos de sua Estruturação na Argentina, com Cecilia Bettolli, representante do Centro de Difusão e Investigação de Literatura Infantil e Juvenil – CEDILIJ (Córdoba, Argentina). Presidente de mesa: Cynthia Maria Campelo Rodrigues (FNLIJ). Leia mais »

Conferência 6 - Leitura e Literatura em Tempos de Internet, com Nelly Novaes Coelho (USP). Presidente de mesa: Paulo Castro, diretor do Instituto C&A.

Ao lado, a autora autografa a nova edição do Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira.
*

Um comentário:

  1. Peter
    A qualidade do Seminário se estende em seus comentários que faz deste blog um ponto de referência obrigatório. Textos sempre enxutos, coerentes, direcionando o leitor para a informação sem perder o foco.
    Isso sim nos dá Prazer em Ler!
    Parabéns!
    ;o)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.