domingo, 23 de setembro de 2007

Papo-Cabeça & Cadeira Quente

Resumo do Cenário

Há dois anos, na Feira do Livro de Porto Alegre, crianças e jovens leitores ganharam uma Área Infantil e Juvenil, junto aos armazéns do Cais do Porto revitalizados com 23 barracas de livros. Também foi criado o espaço Casa do Pensamento para a realização de encontros entre escritores e os alunos de numerosas caravanas organizadas pelas escolas da capital gaúcha, da região metropolitana e até mesmo do litoral. Sônia Zanchetta, coordenadora dessa área, explica que os jovens leitores desejam atividades diferenciadas e, por isso, é necessário uma agenda especial para eles.

No Papo-Cabeça, as conversas são tiradas a partir de um tema definido pela programação e, para a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, os jovens leitores terão oportunidade de ouvir e discutir “Os mistérios da criação literária”, com Moacyr Scliar, “Como o leitor lê uma história”, com Marcelo Carneiro da Cunha, “A importância da poesia na vida da gente”, com Márcio Vassalo, ou simplesmente o que é “Ficar”, com Jane Tutikian, entre outros participantes. Por sua vez, os encontros chamados Cadeira Quente seguem a descontração de um bate-papo. Entre os presentes na edição deste ano, estão Caio Riter, Fernando Vilela, Gabriel, o Pensador, Ivan Zigg, Luis Dill e Regina Drummond. Ambas as programações são voltadas para alunos do Ensino Médio e exigem a leitura prévia das obras dos autores.

A Folha do Livro 25 tem relacionado o nome de todos os escritores que participam nas atividades da Casa do Pensamento, de 29 de outubro a 8 de novembro, e já convida os professores a agendar a ida de seus alunos, através de um formulário a ser encaminhado para a Câmara Rio-Grandense do Livro. Sabia mais »
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.