Movimento Caixeiro Viajante de Leitura
OFICINA 1 — A leitura da imagem: um olhar sobre o livro de imagem, com Rosinha Campos (autora, ilustradora, especialista em literatura infantil, trabalha com formação de leitor). Reflexões sobre as várias formas de leitura, em especial a leitura de imagem. Criação de textos a partir de imagens. Criação de narrativas visuais. Obras trabalhadas: diversos livros de imagem, entre eles, Sai da lama jacaré, Dia de cão, A raça perfeita, Cena de rua, Seca, Branca, A flor do lado de lá e A toalha vermelha.
OFICINA 2 — Desfazendo nós para usar a poesia na sala de aula, com Annete Baldi (licenciada em Letras pela UFRGS e mestre em Teoria da Literatura pela PUC-RS; fundadora da Editora Projeto e sócia na Escola Projeto de Porto Alegre). Revisão de conceitos teóricos para a instrumentalização do professor visando um trabalho mais qualificado e prazeroso com a poesia. Leitura de poemas para reconhecer diferentes recursos (ritmo, aliteração, metáfora, metonímia, antítese) e diferentes formas (haikai, trova, soneto, quadra). Sugestões de atividades.
OFICINA 3 — Literatura de Cordel, com Klévisson Viana (poeta popular, cartunista, xilogravador e editor de literatura de cordel; membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel/RJ, fundador e presidente da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará). Trabalhar a literatura de cordel com suas principais características (verso, estrofe, métrica, rima e oração) visando a sua utilização em sala de aula como ferramenta auxiliar na educação de crianças, jovens e adultos.
OFICINA 4 — (Des)cobrindo um Caixeiro Viajante de Leitura, com Almir Flores (mestre em Educação/UnB e especialista em Psicodrama e Terapia Floral, atualmente é terapeuta, pesquisador e professor na pós-graduação do Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da UNIDF). Por meio de vivências os participantes serão levados a (des)cobrir como se trans-formar em um Caixeiro Viajante de Leitura.
OFICINA 5 — Uma mala que conta e encanta, com Rebeca Costa (pedagoga, especialista em Língua Portuguesa, coordenadora da Educação Infantil da Educar SESC). Será discutida a importância da sala e/ou dos espaços de leitura, sua organização e possibilidades de uso. Propõe-se o trabalho com uma Mala de Histórias, objetivando o acesso a leitura do maior número de crianças possível, mesmo a instituição de ensino contando com acervo limitado.
OFICINA 6 — Trabalhando a literatura universal e brasileira com o público juvenil, com Ana Paula Oliveira (graduada pela UFC, coordenadora de área e professora da educação complementar do SESC, professora da rede particular de Fortaleza). A oficina reflete sobre a literatura para crianças e adolescentes (fundamental II). Será oferecida uma nova proposta de trabalho, onde se deixa de lado a objetividade, disseminando os aspectos subjetivos de temas importantes para a vida concreta do aluno.
OFICINA 7 — Oficina da Palavra, com Alan Mendonça (poeta, compositor, dramaturgo, arte-educador de literatura e produtor cultural, graduado em Letras pela UECE). A construção coletiva de um espaço em processos educativos de elaboração e verbalização de sentimentos cotidianos, histórias de vida, com o intuito de potencializar a capacidade de expressão por textos, de construção lógica e sensível do discurso. A descoberta de possibilidades de aproximação com a literatura. Não usaremos bibliografia pré-estabelecida.
OFICINA 8 — Introdução à temática ambiental, com Luciana Silveira Lacerda (graduada em Geografia e especialista em Meio Ambiente, pela URCA; mestranda em Geografia da UFC). Com base na geografia da percepção, relaciona-se educação ambiental e cidadania, que tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela, com bases em uma nova ética. Um questionamento que visa uma mudança de cultura, valorizando a cultura ambiental, que só será alcançada através da educação.
OFICINA 9 — Os portadores de texto na educação de jovens e adultos, com Marta Araújo (pedagoga e especialista em Psicopedagogia e em Coordenação Pedagógica, Coordenadora Estadual do Projeto SESC LER). Estudo dos diferentes portadores de texto, proporcionando uma formação teórico-metodológica, subsidiando a reflexão e o aprofundamento a respeito das especificidades do processo de alfabetização e escolaridade de jovens e adultos sob a concepção de letramento e a respeito das práticas necessárias para o desenvolvimento desta perspectiva no ensino de língua portuguesa.
*
OFICINA 1 — A leitura da imagem: um olhar sobre o livro de imagem, com Rosinha Campos (autora, ilustradora, especialista em literatura infantil, trabalha com formação de leitor). Reflexões sobre as várias formas de leitura, em especial a leitura de imagem. Criação de textos a partir de imagens. Criação de narrativas visuais. Obras trabalhadas: diversos livros de imagem, entre eles, Sai da lama jacaré, Dia de cão, A raça perfeita, Cena de rua, Seca, Branca, A flor do lado de lá e A toalha vermelha.
OFICINA 2 — Desfazendo nós para usar a poesia na sala de aula, com Annete Baldi (licenciada em Letras pela UFRGS e mestre em Teoria da Literatura pela PUC-RS; fundadora da Editora Projeto e sócia na Escola Projeto de Porto Alegre). Revisão de conceitos teóricos para a instrumentalização do professor visando um trabalho mais qualificado e prazeroso com a poesia. Leitura de poemas para reconhecer diferentes recursos (ritmo, aliteração, metáfora, metonímia, antítese) e diferentes formas (haikai, trova, soneto, quadra). Sugestões de atividades.
OFICINA 3 — Literatura de Cordel, com Klévisson Viana (poeta popular, cartunista, xilogravador e editor de literatura de cordel; membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel/RJ, fundador e presidente da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará). Trabalhar a literatura de cordel com suas principais características (verso, estrofe, métrica, rima e oração) visando a sua utilização em sala de aula como ferramenta auxiliar na educação de crianças, jovens e adultos.
OFICINA 4 — (Des)cobrindo um Caixeiro Viajante de Leitura, com Almir Flores (mestre em Educação/UnB e especialista em Psicodrama e Terapia Floral, atualmente é terapeuta, pesquisador e professor na pós-graduação do Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da UNIDF). Por meio de vivências os participantes serão levados a (des)cobrir como se trans-formar em um Caixeiro Viajante de Leitura.
OFICINA 5 — Uma mala que conta e encanta, com Rebeca Costa (pedagoga, especialista em Língua Portuguesa, coordenadora da Educação Infantil da Educar SESC). Será discutida a importância da sala e/ou dos espaços de leitura, sua organização e possibilidades de uso. Propõe-se o trabalho com uma Mala de Histórias, objetivando o acesso a leitura do maior número de crianças possível, mesmo a instituição de ensino contando com acervo limitado.
OFICINA 6 — Trabalhando a literatura universal e brasileira com o público juvenil, com Ana Paula Oliveira (graduada pela UFC, coordenadora de área e professora da educação complementar do SESC, professora da rede particular de Fortaleza). A oficina reflete sobre a literatura para crianças e adolescentes (fundamental II). Será oferecida uma nova proposta de trabalho, onde se deixa de lado a objetividade, disseminando os aspectos subjetivos de temas importantes para a vida concreta do aluno.
OFICINA 7 — Oficina da Palavra, com Alan Mendonça (poeta, compositor, dramaturgo, arte-educador de literatura e produtor cultural, graduado em Letras pela UECE). A construção coletiva de um espaço em processos educativos de elaboração e verbalização de sentimentos cotidianos, histórias de vida, com o intuito de potencializar a capacidade de expressão por textos, de construção lógica e sensível do discurso. A descoberta de possibilidades de aproximação com a literatura. Não usaremos bibliografia pré-estabelecida.
OFICINA 8 — Introdução à temática ambiental, com Luciana Silveira Lacerda (graduada em Geografia e especialista em Meio Ambiente, pela URCA; mestranda em Geografia da UFC). Com base na geografia da percepção, relaciona-se educação ambiental e cidadania, que tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela, com bases em uma nova ética. Um questionamento que visa uma mudança de cultura, valorizando a cultura ambiental, que só será alcançada através da educação.
OFICINA 9 — Os portadores de texto na educação de jovens e adultos, com Marta Araújo (pedagoga e especialista em Psicopedagogia e em Coordenação Pedagógica, Coordenadora Estadual do Projeto SESC LER). Estudo dos diferentes portadores de texto, proporcionando uma formação teórico-metodológica, subsidiando a reflexão e o aprofundamento a respeito das especificidades do processo de alfabetização e escolaridade de jovens e adultos sob a concepção de letramento e a respeito das práticas necessárias para o desenvolvimento desta perspectiva no ensino de língua portuguesa.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.