domingo, 2 de setembro de 2007

O Pavão Misterioso

*
Resumo do Cenário

Uma das poucas pessoas que sei possuir um exemplar de O Pavão Misterioso, com texto e ilustrações de Jô Oliveira (1987) é Lígia Pin que, nesta semana, voa, voa, voa com as três gravações disponíveis do Pavão Mysteriozo, de Ednardo, na voz do próprio compositor, de Elba Ramalho e de Ney Matogrosso. Enquanto isso, uma nova versão de Arievaldo Viana, ilustrado também por Jô Oliveira, pousa na 26ª Bienal do Livro de Brasília.



O pavão misterioso renasce em Brasília...
Roedores de Livros - 06/09/2007

“O livro ficou pai d’égua
Igual suco de cajá
O desenho é de Brasília
E o texto do Ceará”


A quadra acima foi a dedicatória que recebemos na tão esperada nova edição d’O Pavão Misterioso publicada pela editora IMEPH. Digo nova edição. Não reedição. As ilustrações maravilhosas e inconfundíveis de Jô Oliveira são as mesmas que abrilhantaram a versão publicada em 1987 que temos aqui em casa. Naquela ocasião, o pernambucano radicado em Brasília adaptou para prosa os versos de João Melquíades Ferreira e de José Camelo Rezende publicados originalmente em cordel. Desta vez, 10 anos depois, a história fabulosa de “um rapaz muito engenhoso que raptou uma princesa num pavão misterioso” ganha novo fôlego nas 58 sextilhas do cordelista cearense Arievaldo Viana. O texto ganhou uma linguagem mais atual e juvenil aproximando a história secular do universo infantil.

O lançamento em Brasília acontece na sexta-feira, 7 de setembro, a partir das 19h, na Praça dos Cordelistas da 26ª Feira do Livro de Brasília, com a presença de Arievaldo Viana e Jô Oliveira. Apareçam por lá. E aproveitem para garantir seu exemplar do pavão antes que ele suma pelos ares e se torne raro.
*

Um comentário:

  1. Este livro é daqueles que não empresto, não dou e ainda vivo com medo de perdê-lo... rs.
    Fico feliz em saber que uma nova versão chega voando até os leitores!
    ;0)

    "Ah, se eu corresse assim, tantos céus assim
    Muita história eu tinha prá contar"

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.